Quarteto Wessex


A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais. O Quarteto Wessex, gerido por João Pedro Souza, é um Quarteto de Cordas, que visa buscar os valores humanos e inovar a forma como a música é abordada em Portugal, fazendo com que esta possa aproximar as pessoas umas das outras, de uma forma divertida e agradável.

Promover a atividade musical de forma a contribuir com a valorização da cultura em Portugal, interligando a manifestação de lazer dos Portugueses com o seu interesse na cultura, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, contribuindo ativamente com mudanças sócio culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna.

O objetivo é fazer concertos musicais em vários distritos de Portugal, criar momentos de partilha, não apenas musicais, mas também cívicos, valores éticos e das diversidades do nosso quotidiano.

Criar oportunidades de cultura e aprendizagem para o público diminuindo o seu tempo ocioso, quebrando o padrão dos concertos de música clássica, proporcionando assim um ambiente mais familiar de forma a criar momentos de maior interação com o público.

Apresentamos um repertório divertido, personalizado e variado tais como:

Música Portuguesa A. Zambujo, S. Sobral, P. Abrunhosa, Mariza;

Música eruditaVivaldi, Bach, Mozart e Handel;

Musica de FilmesDisney, John Williams, Anime;

Músicas de semprePaul Anka, Frank Sinatra, Elton John, Etta James;

Música Pop: Edd Sheran, Coldplay, Jason Marz, Abba, Laddy Gaga, Camila Cabello.


Os integrantes do Quarteto Wessex são músicos profissionais com um nível académico elevado e a sua formação é composta por:

João Pedro Souza o 1º Violino

Músico da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque até 2012, o violinista João Pedro atuou no projeto desde 2006, ano em que participou de seu primeiro concerto. Em 2013, através do Rotary Club Internacional, ganhou uma bolsa de intercâmbio na Alemanha, onde estudou com professores de renome internacional e concluiu o seu secundário na Escola Ginasial de Wüste. Pela Universidade de Osnabrück, cursou Bacharelado em Violino com enfase em direção de Orquestra, tendo como Professor de Violino, Silviu Costin Agachi, no Instituto de Música.

Nessa mesma instituição, também tocou com a Orquestra Jovem da Universidade e foi contratado para tocar na Orquestra Osnabrück Musik Freunde, como chefe dos segundos Violinos. Em 2014, foi convidado para um concerto destinado ao Papa Francisco, em audiência particular, no Vaticano. Em 2015, esteve em Roma para a gravação do álbum (CD e DVD) Concertos de Bach para violino e orquestra, com a participação da solista  japonesa Yoko Kubo. Em dezembro de 2016, esteve em Nova York com a Orquestra Criança Cidadã, que atendeu o convite da UNICEF para abrir a solenidade de 70 anos da organização, na Sede da ONU.

Em maio de 2017 fez a capacitação para professores Suzuki em Santiago do Chile, especializando-se em Filosofia Suzuki e Livro 1 Suzuki, na Universidade Mayor do Chile. Em 2019 ingressou na Lisbon Film Orquestra como violinista e na Orquestra Sinfónica de Thomar, tendo feito diversos concertos em Portugal como Lisbon/Porto XMAS.

Em 2020 foi convocado para o Candleligth Concert, com a Orquestra Sinfónica Lusitanus, e no ano seguinte (2021), foi convidado pela Fever Portugal, para fazer o Candleligth Concert, com o seu Quarteto de Cordas (WESSEX). Em 2022, foi convidado pela Orquestra Sem Fronteiras, para integrar o grupo nos concertos de inverno (temporada 21/22).

Carolina Pinto no 2º Violino

Carolina Maria Oliveira Pinto é natural de Braga. Frequentou a Escola Escola Básica 23 (EB23) André Soares em regime articulado com o Conservatório Bonfim, em Braga, até ao 9º ano. Concluiu o seu secundário em música no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Atualmente estuda na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Bin Chao.

Participou em masterclasses com Eliseu Silva, Evandra Gonçalves, Eliot Lawson, Nuno Soares, Ilya Grubert, Leon Spier, Ole Bohn, Lelio Olarte, Marta Eufrásio, André Fonseca, Levon Chilingirian, Jenny Spanoghe e assistiu às masterclasses de Yuri Zhislin. Trabalhou com os maestros José Eduardo Gomes, Vasco Azevedo, Jean Marc Burfin, Dimitris Spouras, Vítor Matos, Cristiano Silva, Cristiano Silva, Carlos Gonçalves, Paulo Matos e Luís Machado.

Já realizou concertos em casas importantes como o Coliseu de Lisboa, Theatro Circo de Braga, Casa da Música, CAE- Figueira da Foz, entre outros.

Trabalhou durante 1 ano com o Quarteto Wessex na Empresa Internacional Fever, o que a permitiu tocar em locais como: Tivoli de Vilamoura, Ateneu Comercial do Porto, Mosteiro de São Vicente de Fora, Altis Grand Hotel em Lisboa, entre outros locais por todo o país.

Em julho de 2022, concluiu uma Formação em Musicoterapia certificada pela Ordem dos Psicólogos.

No mês de setembro de 2022, ingressou na Academia de Música Bloom como Professora de Violino e leciona aulas privadas de violino online e presencial.

Diego Swallow , Viola de arco

Licenciado em violino e viola d'arco pela Udelar (Universidad de la República, Uruguai), atualmente está a desenvolver a dissertação para concluir o mestrado em ensino de música (violino e música de conjunto) na ESART.

Em Portugal é professor no Conservatório Caldas da Rainha e integrante do Quarteto Wessex.

No Brasil, integrou a Orquestra Sinfônica do Recife e a Orquestra Sinfônica Municipal, além de ter participado de festivais de internacionais, onde teve a oportunidade de interagir com grandes artistas, tais como: Giora Schimidt, Noa Wildschut, Wolfgang David e Cármelo de los Santos.

No Uruguai, integrou a Orquesta del Sodre e participou de concertos que tiveram como solistas: Pinchas Zukeran, Francesca Dego, Nelson Freire e Emmanuele Baldini.

Além das atividades em orquestra, também participou na gravação de álbuns de artistas populares e participou de cursos de música antiga, tango e paisagem sonora.

Sara Abreu,  Violoncelo

Natural de Famalicão (1992), iniciou os seus estudos musicais na Fundação Castro Alves, ingressando aos 12 anos na ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave na classe de violoncelo do professor Jaroslav Mikus. Concluiu o Curso de Instrumentista de Cordas e Tecla com Média de 18 Valores, obtendo Prémios de Mérito pelo Ministério da Educação e pela ARTMAVE, apresentando-se a solo com a Orquestra Artave como melhor aluna do seu curso. No mesmo ano obteve o 2.º Prémio nos Jovens Músicos (RTP) na categoria de Música de Câmara - nível médio.

Selecionada para a Academia Nacional Superior de Orquestra em 2010 ingressou na classe do professor Paulo Gaio Lima onde, em 2014, concluiu a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra. Em 2017 obteve o 2º prémio nos Jovens Músicos (RTP) na categoria de Música de Câmara - nível superior. Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa com média de 18 valores.

Durante toda a sua formação participou em masterclasses com prestigiados violoncelistas, nomeadamente Lenian Benjamins, Jed Barahal, Paulo Gaio Lima, Márcio Carneiro, Filipe Qauresma, Anatoli Krastev, Romain Garioud, Pieter Wispelwey, Xavier Gagnepain, Johannes Moser, Gary Hoffman, Jens peter Maintz e Jean Guihen Queyras, entre outros, realizando diversos recitais, a solo e em várias formações de câmara, apresentando-se no festival Spazi Armonici em florença.

Efetuou reforço em diversas orquestras nacionais, como a Orquestra Municipal de Sintra, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Ópera no património, Orquestra Ibérica, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras; Atlantic Coast Orchestra, Orquestra Clássica do Sul; West European Studio Orchestra (WESO), Lisbon Film Orchestra, entre outras, e internacionais como a Jonde (Jovem Orquestra Nacional de Espanha) e Orchestra Giovanile Italiana, apresentando-se em salas conceituadas do mundo e participando no Festival de Verão Cultural do Norte de Hessen representando Portugal em Kassel no ano 2014 e 2015 e no festival Young Euro Classic em Berlim.

Faz parte do corpo docente da Escola de Música do Conservatório Nacional - Orquestra Geração e da Escola de Música do Colégio Moderno.